Skip to main content
Contabilidade para Cartórios

Quais são as vantagens de se contratar uma contabilidade para cartórios?

Olá visitante!

Nesse post vamos explicar um pouco sobre a atividade Notarial e Registral no Brasil, discorrendo sobre a importância de um vínculo com uma empresa de Contabilidade para Cartórios.

Contabilidade para Cartórios

A atividade Notarial e Registral no Brasil é exercida em caráter privado, ou seja, a autoridade estatal delega à uma pessoa física, aprovada em concurso, a prerrogativa de praticar atos de natureza pública.

Assim, os Cartórios não são Pessoas Jurídicas, mas apenas o local onde o Notário ou o Registrador realiza o trabalho para o qual recebeu a delegação do Estado. Portanto, são entes desprovidos de personalidade jurídica que não necessitam de qualquer processo legal de contabilidade das PJ.

Contudo, a pessoa física do Notário ou Registrador, assume, na prática, o caráter de empresa quando contrata empregados, prestadores de serviços, quando é sujeito de obrigações tributárias, trabalhistas, previdenciárias e demais encargos de um verdadeiro organismo empresarial.

Nesse passo, necessita de uma administração que registre e controle o movimento financeiro, o patrimonial e o pessoal desses profissionais que exercem as atividades previstas no artigo 236 da CF/88.

Este profissional, altamente especializado, está sujeito à fiscalizações das mais diversas, além dos órgãos fiscalizadores de uma Pessoa Jurídica propriamente dita, como o Ministério do Trabalho, Receita Federal do Brasil, também o do poder censório da Corregedoria Geral de Justiça de sua Unidade Federativa.

Dessa forma, as obrigações contábeis desses profissionais são diferenciadas, daí a importância e necessidade em se contratar um serviço especializado para cumprir múnus tão importantes.

O SERAC “respira o mesmo ar” das atividades Notariais e de Registro desde sua gênese: SERAC –Contabilidade para Cartórios é a empresa mais preparada a realizar a contabilidade dos Cartórios Brasileiros.

Ainda resta alguma dúvida acerca do tema? Entre em contato por meio do nosso site. Lá você também poderá dar sugestões e opiniões. Cadastre-se em nosso blog para receber novos conteúdos correlatos.


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *