Skip to main content
eSocial - Segunda Fase

eSocial: A segunda fase e o envio de cadastro dos trabalhadores

eSocial - Segunda Fase

O eSocial é uma realidade há algum tempo, e vem sofrendo diversas modificações ao longo deste período, mas agora parece definitivo, e o SERAC mais uma vez saiu na frente e já está 100% preparado para a gestão e o cumprimento dessas obrigações. Saiba mais sobre a segunda fase do eSocial em nosso artigo.

Vocês sabiam que menos da metade das empresas ainda não se sentem seguras em enviar as informações ao eSocial, e que somente 6% dos prestadores de serviços de contabilidade estão totalmente preparados para isso, segundo informações da Receita Federal?

Destarte, preparamos esse artigo para ajuda-los a entender as mudanças que já estão em vigor desde Janeiro/2018, para os empregadores com faturamento superior a 78 milhões por ano, denominado 1º grupo, para os do 2º grupo, empresas com faturamento inferior a 78 milhões por ano cujo início das obrigações se deu em Julho/2018, e para aquelas que ocorrerão na próxima fase, para os empregadores pessoa físico cujo ingresso ocorrerá em Janeiro/2018.

Sobre a segunda fase do eSocial

As rotinas do Departamento Pessoal e das empresas vem sofrendo grandes mudanças nos últimos tempos, mudanças essas trazidas pelo e-social e seus impactos, elas ocorrem justamente para que as empresas públicas, privadas e pessoas físicas possam se adaptar às rotinas do departamento pessoal à escrituração fiscal.

Você precisará de uma contabilidade/consultoria especializada para cumprir as obrigações acarretadas pela segunda fase do e-social. Trata-se da fase de envio de cadastro dos trabalhadores e, nessa etapa, é de fundamental importância saber que todos os colaboradores estão qualificados pelo programa, refletir a rotina de admissões e o cumprimento das obrigações de pré-admissão, como ASO, PCMSO, PPRA, validade dos laudos, entre outros.

É muito importante que sua consultoria contábil esteja alinhada com seu departamento jurídico e com a empresa de saúde e segurança do trabalho.

Além aumentar a produtividade da sua equipe, como dissemos acima, o eSocial fiscalizará os laudos exigidos pelas NR, assim como os exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, e os demissionais. Esclarecemos, também, que todo atestado será fiscalizado, em especial aqueles com mais de 2 dias de afastamento, e os treinamentos da NR5.

Vocês estão prontos? Têm certeza?

Certifiquem-se que seus processos de folha de pagamento atendem aos leiautes do eSocial. Essa verificação deve ser feita por profissional especialista, que conhece as rotinas do departamento pessoal e as exigências do novo padrão de apresentação de folha de pagamentos, e lembrem-se: o SERAC está a sua espera.


Share article on

Related Post

Um comentário em “eSocial: A segunda fase e o envio de cadastro dos trabalhadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *