Skip to main content
Gestão de Projetos

A Importância da Gestão de Projetos Na Sua Empresa

Gestão de Projetos

  • O que é gestão de projetos?

O objetivo principal deste gerenciamento é conquistar um objetivo predeterminado (entrega), ou seja, conseguir entregar o que foi prometido (produto, ou serviço), tanto para seus clientes externos, quanto internos, dentro do prazo e de forma completa.

Para isso, é preciso utilizar técnicas, habilidades e conhecimento para montar uma estratégia de sucesso.

Tudo deve ser planejado e controlado nos mínimos detalhes, desde a abertura do projeto, até a sua entrega final.

  • Quais são os pontos a serem definidos num projeto?

Para que a gestão de projetos seja satisfatória, deve-se definir quem são os steakholders do projeto (parceiros), o tempo que teremos para a entrega final, os custos (orçamento), a qualidade esperada, os recursos utilizados (pessoas) e definir quem ficará responsável por cada etapa do projeto, pois só assim o seu propósito será atingido com sucesso.

  • Qual a sistemática de um projeto?

É fundamental dividir o seu projeto em etapas e cada etapa terá um prazo definido para ser entregue, prazo esse que obviamente deve ser menor do que o prazo de entrega final do projeto. Devemos definir quais pessoas irão atuar como responsáveis por cada etapa do projeto, qual steakholder devem procurar e qual o objetivo da sua respectiva etapa também.

É importante definir um responsável pelo projeto, chamado de Project Owner (P.O), ou Gestor do Projeto. Ele será o responsável por acompanhar todas as etapas do projeto, definirá as equipes de trabalho, acompanhará os prazos internos, fará as devidas cobranças e, preferencialmente, mas não obrigatoriamente, tratará com o cliente final.

Para que o projeto esteja totalmente alinhado com o cliente final, é importante definir um escopo do projeto no início das tratativas e ambas as partes (cliente e P.O) devem assinar esse escopo. Dessa forma evita-se problemas futuros, como entregar menos do que foi prometido, ou até mesmo o cliente fazer exigências que não foram inicialmente acordadas.

Outro ponto importante é que o risco do fracasso também é analisado, ajudando a conhecer melhor suas fragilidades e potencialidades internas e externas. Essa é a chamada Gestão de Riscos, que está totalmente ligada à Gestão de Projetos, lembrando que nós da corporação SERAC vemos o risco sempre como uma oportunidade.

  • Conclusão:

A partir desses pontos citados acima, você consegue tomar decisões mais assertivas e pode melhorar seus resultados.

Existe um guia padrão que pode ser seguido como base para uma Gestão de Projetos eficaz, chamado PMBOK, esse guia é atualizado periodicamente, mas como dito acima, trata-se de um norteador para o seu projeto, já que cada um possui sua particularidade e cada gestor tem a sua forma de trabalho.

Com a gestão de projetos, os obstáculos operacionais e financeiros são descobertos. Dessa forma, você pode alocar seu capital onde ele é necessário e maximizar sua eficiência. Quando a gestão de projetos é realizada de forma eficiente, garante resultados expressivos, fazendo com que o seu negócio se destaque.

É muito importante manter um histórico dos seus projetos, pois a partir deste teremos uma base para futuras necessidades e solicitações dos clientes, o que gera uma economia de tempo e recursos, sejam financeiros, ou não.

  • Como é feita a Gestão de Projetos no SERAC?

Nós do SERAC utilizamos um sistema para o controle dos nossos projetos e temos uma área específica, totalmente capacitada para prestar o acompanhamento e atendimento necessário para cada um deles. Dessa forma conseguimos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes, nos mantendo sempre atualizados e preparados para cada desafio que enfrentamos, afinal a nossa maior satisfação é encanta-lo com um trabalho sério, ágil, de qualidade e eficiente.


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *