Skip to main content
Governança Corporativa

Você sabe o que é Governança Corporativa?

A Governança Corporativa tem como escopo assegurar os interesses dos empresários e dos titulares de serventias extrajudiciais, que dependem de pessoas que conduzem seus processos, instituindo basicamente 3 formas:

Governança Corporativa

 

  1. Regras que estruturam e limitam o comportamento de seus administradores ou colaboradores, evitando com isso comportamentos indesejáveis e padronização das decisões.
  2. Auditorias para verificação do cumprimento das regras, bem como para monitorar as ações dos administradores e colaboradores.
  3. Restrições na autonomia dos administradores e colaboradores.

Para tanto, devemos seguir 4 princípios que norteiam a Governança Corporativa: a TRANSPARÊNCIA nas informações e nos processos organizacionais, a EQUIDADE no tratamento de todos os envolvidos, a PRESTAÇÃO DE CONTAS de todos aqueles que têm responsabilidade na empresa quanto às suas decisões em suas atividades e, por último, a RESPONSABILIDADE CORPORATIVA, seja na lucratividade de sua atividade, seja na retribuição à comunidade envolvida, ou ainda nas questões de sustentabilidade.

Uma Governança muito forte, que retira a autonomia dos administradores, impede que os mesmos realizem o seu trabalho. Já uma Governança muito fraca, aumenta as chances de má administração, principalmente nos casos de má-fé dos gestores ou colaboradores.

Nós do SERAC podemos ajudá-lo a encontrar um ponto de equilíbrio em sua Governança Corporativa, estudando seus processos e o auxiliando para que seus controles sejam adequados de acordo com o porte do seu negócio ou cartório.

Estamos aguardando seu contato.


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *